Entrevista: Avril Lavigne para a Cap Magazine 2023

 



Naquela época, quando o iPod foi lançado pela primeira vez, os smartphones não eram realmente uma coisa, o Instagram era um campo desconhecido, o Myspace era o site preferido para selfies espelhadas e os agasalhos Velour eram tendência, já havia Avril Lavigne.

Aqueles que tiveram a sorte de ser adolescentes nos anos 2000 cantaram Complicated a plenos pulmões, derramaram lágrimas ao ouvir I'm With You, se apaixonaram por um Sk8er Boi, usaram acessórios de braço de meia rosa choque e preto, e orgulhosamente usavam delineador preto sob os olhos.

Avril Lavigne deixou uma marca indelével em todas as facetas da vida dos adolescentes milenares. Creditada como pioneira do gênero pop-punk, ela desafiou o típico arquétipo de estrela pop, em vez disso, personificou o adolescente comum: legal, ousado, rebelde, sem remorso e vulnerável. Ela se tornou viral antes mesmo do conceito de viralidade existir,

já que "Girlfriend" se tornou o primeiro videoclipe a ultrapassar 100 milhões de visualizações no YouTube. Além disso, ela detém o Recorde Mundial do Guinness como a mais jovem artista solo feminina a alcançar o topo das paradas do Reino Unido. Reconhecida como a “Teen-Pop Slayer”, ela possui uma impressionante história de realizações. Vendendo cerca de 50 milhões de álbuns em todo o mundo,

recebendo oito indicações ao GRAMMY® Award e ganhando oito Juno Awards, Avril se tornou a terceira artista feminina canadense mais vendida de todos os tempos. Seu catálogo inclui platina sétupla Let Go [2002], platina tripla Under My Skin [2004], platina dupla The Best Damn Thing [2007], Goodbye Lullaby [2011], disco de ouro

vendendo Avril Lavigne [2013] e Head Above Water [2019]. Enquanto Avril Lavigne continua a evoluir suas letras para refletir sua própria vida e as experiências de sua base de fãs, mantendo seu estilo e vibrações punk-rock, sua influência ainda é sentida pelas gerações mais jovens. 


Hoje, Gen-z está descobrindo suas canções icônicas e encontrando ressonância nas mesmas experiências que ressoaram com seus colegas da geração do milênio. Enquanto a geração do milênio cresceu, tem empregos corporativos, alguns até mesmo uma vida familiar, os hinos adolescentes de Avril ainda evocam memórias de primeiros amores e corações partidos.

Ouvir uma de suas músicas é como ser transportado de volta à era mágica do Y2K, a única diferença agora é que, em vez de tocar Complicated em nossos CDs, simplesmente dizemos: “Alexa, toque Complicated”. Tivemos a oportunidade de conversar com Avril Lavigne sobre sua carreira, suas canções atemporais e os motivos pelos quais, após 20 anos, ela continua a deter o título de "Teen-Pop Slayer".




Você teve uma carreira tão bem sucedida, mas conte-nos a história de como você começou a cantar? 


"Quando criança, comecei a cantar na igreja, nas peças da escola, no teatro e na música country em feiras country em minha pequena cidade no Canadá, e foi aqui que realmente me apaixonei. 



Sua música desempenhou um papel importante durante os anos 2000. Sucessos como Sk8er Boi, Complicated ou Girlfriend ainda são significativamente icônicos para toda uma geração. Como você conseguiu criar uma música que resiste ao teste do tempo e tocou tão profundamente tantos jovens? 


"Acho que essas músicas permanecem icônicas porque são relacionáveis. Quando eu os escrevia, Eu era apenas uma adolescente passando por meus próprios altos e baixos, que provavelmente eram muito parecidos com o que outras pessoas estavam passando. Escrevi sobre minhas experiências, minhas emoções e os desafios que enfrentava na época. Essas músicas capturaram um momento no tempo e torná-lo atemporal é verdadeiramente especial; assistir geração após geração redescobrir essas músicas."



Seu primeiro álbum, Let Go, foi lançado em 2002, e seu álbum mais recente, Love Sux, saiu em 2022. São 20 anos no mercado! Como sua música amadureceu ou evoluiu ao longo de todos esses anos? 


"Minha música amadureceu porque eu amadureci. Adoro relembrar meus álbuns anteriores porque é como uma cápsula do tempo para o que eu estava passando na época. Com “Let Go”, eu era um adolescente rebelde cheio de energia e angústia. No meu segundo álbum, “Under My Skin”, pude mergulhar mais fundo em minhas emoções, foi um pouco mais sombrio e me permitiu realmente me conectar com meus fãs. Mais recentemente, com “Love Sux”, eu estava escrevendo um álbum como alguém que experimentou amor, desgosto e todas as emoções intermediárias. Cada álbum é uma transformação musical, mas o que une tudo é meu compromisso com a autenticidade. Ao encerrar minha era Love Sux, estou muito animada para começar o que vem a seguir."



Como sua base de fãs mudou ao longo dos anos? 


"Tive muita sorte de poder crescer com meus fãs, porque quando comecei, eles tinham a mesma idade que eu! Éramos todos adolescentes conectados por essa música ousada e identificável. Foi também um momento muito especial porque com o surgimento da internet, meus fãs puderam se conectar com outros fãs em todo o mundo. Sei que muita gente conseguiu fazer amigos nos meus shows e ficar conectado pela internet para continuar compartilhando sua paixão. Meus fãs são realmente os melhores e têm dedicação e paixão inabaláveis ​​por tudo que faço. Eu realmente não estaria aqui, 20 anos depois,sem 'The Black Stars'. "





Conte-nos sobre Love Sux, qual foi sua inspiração para este álbum? 


"O amor é um sentimento tão universal, e todos nós passamos por seus altos e baixos. Este álbum reflete as emoções cruas que acompanham a navegação em todas as facetas do amor. Seja lidando com uma separação, sentindo-se perdido, ou encontrando empoderamento após a dor de cabeça, eu queria que este álbum capturasse esses momentos vulneráveis ​​e os transformasse em hinos otimistas. Musicalmente, eu queria criar um álbum que tivesse guitarras e bateria ao vivo. Fiquei super inspirada por todos com quem colaborei e me diverti muito criando este álbum. Foi produzido por Travis Barker do Blink 182 e John Feldman do Goldfinger, dois artistas lendários muito legais da comunidade punk rock que tenho a sorte de agora chamar de amigos." 



Para o seu álbum Love Sux, você colaborou com Machine Gun Kelly, Blackbear, Mark Hoppus. Você já pensou em explorar outros gêneros musicais, talvez uma colaboração dos sonhos com um artista muito diferente? 


"Estou sempre pronta para explorar novas colaborações e ultrapassar limites quando se trata de minha música. Acabei de voltar de Nashville e passei algum tempo com Miranda Lambert, e estou realmente ansiosa para passar mais tempo com ela no futuro. Ela é radical pra caralho, pé no chão, e tem uma grande paixão por sua música. Ela é uma compositora fenomenal. Além disso, sou um grande fã de música country. Adoro me conectar com outros artistas e ver aonde nosso tempo no estúdio nos leva. Se a próxima colaboração é outro artista de rock ou um gênero completamente diferente, Estou aberta desde que compartilhem meu amor pela criação e pela música. "




Se não me engano, você escreve o seu próprio. Você pode descrever seu processo criativo quando está no modo de composição?


"Você está absolutamente certo! Eu amo escrever minhas próprias músicas, e trabalhar no estúdio é um dos meus lugares felizes. Geralmente começa com um conceito que surge em minha cabeça em momentos aleatórios da minha vida e o coloco no meu telefone. Estou sempre fazendo anotações. Às vezes, estou trabalhando em uma música e então recebo inspiração para uma nova. Então, sento-me com uma guitarra ou piano e começo a trabalhar na música e chamo um dos meus produtores para começar. Ultimamente tenho gostado muito de colaborar com outros artistas e compositores. É tão especial trocar ideias, ultrapassar os limites da minha criatividade, e realmente explorar diferentes perspectivas com outras pessoas talentosas. Ao longo de sua extensa carreira, você deve ter tido muitos momentos incríveis. "



Você poderia compartilhar um dos momentos mais memoráveis ​​de sua carreira? 


Há tantos momentos incríveis dos últimos 20 anos. Meu momento memorável mais recente foi receber minha estrela na Calçada da Fama de Hollywood em agosto passado. Convidei muitos amigos para a cerimônia, como Machine Gun Kelly, John Feldman e tantos outros. Há uma foto minha de uma das minhas primeiras vezes em Hollywood, deitado ao lado de uma estrela vestindo um moletom que diz “Skate não é um crime,” e eu ainda tenho aquele moletom hoje. Usei na cerimônia! Realmente foi um círculo completo."




O que o futuro reserva para Avril Lavigne? Existem projetos ou planos futuros que você pode compartilhar conosco?


"Embora eu não possa compartilhar muito ainda, estou muito animada com o que o futuro reserva. Estou constantemente escrevendo e criando novas músicas, então estou trabalhando com o que isso parece. Além disso, estou constantemente explorando novas aventuras criativas e abraçando novas oportunidades para crescer como artista. Estou muito animada com dois projetos de filmes futuros, o Sk8er Boi Movie e um documentário. Só sei."

Comentários

Postagens mais visitadas